terça-feira, 11 de setembro de 2012

É pecado um cristão fazer uma tatuagem?


Já ouvi em vários lugares que um cristão não pode usar tatuagens, isso martelou a minha cabeça por muito tempo.  Só que resolvi mergulhar literalmente neste assunto... Procurando todas as informações, estudando várias bíblias diferentes, cheguei a um resultado.
USAR TATUAGEM NÃO É PECADO, ELA PODE SE TORNAR UM PECADO. Mais ela em si não tem nada demais.
Algumas pessoas tem certa mania de lerem a bíblia e explicarem o versículo da forma que entenderam, ou seja, muitas vezes da forma errada.  Por isso que hoje em dia estamos ai com muitas denominações cada um que explique sua forma de entender a vontade de Deus. Mas, voltando ao assunto “tatuagem”.
Primeiramente temos que saber o que é pecado. Procurando vi várias definições sobre o que é pecado:

  1. 1.       Pecado é tudo que faço que não agrada a Deus.
  2. 2.       Pecado é a rebeldia à vontade de Deus.
  3. 3.       Pecado é não viver pra Deus!
  4. 4.       Pecado é tudo que nos afasta de Deus.
Só que a terceira e a quarta me chamou mais a atenção. Pecado é não viver para Deus e é tudo que eu faço que me afasta da presença de Deus. Como assim uma tatuagem me afasta da presença de Deus ou me impede de viver pra ele? Vamos ao estudo.
Vários cristãos falam que isso é pecado por causa do versículo – Levítico 19.28 – Eis o versículo em várias traduções:
  • ·         Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o SENHOR. ACF(Almeida corrigida e revisada fiel).
  • ·         Não fareis lacerações na vossa carne pelos mortos; nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor. -AA(Almeida Atualizada).
  • ·         Não façam cortes em seus corpos por causa dos mortos, nem tatuagem em si mesmos. Eu sou o Senhor. -NVI(Nova versão internacional).
  • ·         Pelos mortos não ferireis a vossa carne; nem fareis marca nenhuma sobre vós. Eu sou o SENHOR. RA(Almeida revista e atualizada)
  • ·         Quando chorarem a morte de alguém, não se cortem, nem façam marcas no corpo. Eu sou o SENHOR. NTLH(Nova tradução da linguagem de hoje).
  • ·         Não fareis incisões na vossa carne por um morto, nem fareis figura alguma no vosso corpo. Eu sou o Senhor. (Versão católica).

Olhei para todas essas versões e pensei: - Em qual acreditar?
Foi ai que pensei em qual língua a bíblia foi inscrita? Sempre ouvi que foi do hebraico, mas, não queria errar de jeito nenhum ao publicar esse estudo sobre tatuagem. Então procurei em vários sites e vi que todos diziam a mesma coisa. Eles contavam a estória de Eusébio Sofrônio Jerônimo. Este homem é conhecido por ser o tradutor da bíblia do grego antiga e do hebraico para o latim. Vendo o texto em hebraico encontrei a palavra (קעקע) que em português quer dizer “tatuagem”. Na hora em me surpreendi e parei para refletir... Cheguei a um resultado: - Como ele usou o termo “tatuagem” se antigamente não existia tatuagem? Ou existia? Será que eles usavam tatuagem mesmo? Tive que ir até o contexto! Ou seja, a História. Percebi que a palavra tatuagem não foi colocada corretamente. Claro o hebraico ao pé da letra diz isso. Mais o que acontecia não era tatuagem. Até porque ninguém ver na bíblia uma passagem que diz:
“José o tatuador andava junto aos israelitas” (Heresias 4.15) Só se for!
O que acontecia na época era o ato de ESCARIFICAR. O dicionário diz que a palavra “Escarificação” seria nada mais nada menos que:

  • Escarificação 
(latim scarificatio, -onis, escarificação, golpe na casca, amanho da terra) 
1.       Acto ou efeito de escarificar.
2.       [Medicina]  Incisão superficial na pele, feita com bisturi, lanceta ou escarificador. = SARJA
3.       Técnica de modificação corporal que consiste em cortes superficiais na pele, produzindo cicatrizes mais ou menos pronunciadas (ex.: em algumas culturas, a escarificação é considerada um símbolo de beleza).
  • Escarificar 
(latim scarifico, -are
1.       Fazer incisões sobre. = GOLPEAR, SARJAR
2.       Abrir a terra com escarificador.
3.       Produzir escaras em.
4.       Fazer incisões superficiais sobre a pele, para fins decorativos.

Deus estabeleceu essa regra aos israelitas, porque existia um povo chamado “caldeu” que tinha hábitos religiosos um pouco diferente: Eles cortavam a carne dos seus próprios corpos e marcavam a pele com laminas (Escarificação). Isso tudo eles faziam como parte dos rituais aos falsos deuses. Um exemplo atual, muitas tribos africanas fazem isso. Eram marcas que denunciavam idolatria. Em outras palavras, o que Deus está dizendo é que os hebreus não deviam cometer as práticas idólatras dos povos pagãos com que tinham contato. Nos nossos dias, seria mais ou menos como dizer “Não coloqueis despacho na encruzilhada” ou “Não rezareis para santos mortos”. O que eu estou querendo dizer é que isso são práticas erradas dos pagãos. É que hoje em dia até os líderes religiosos não sabem ler a bíblia corretamente, eles pegam o texto sem ver o contexto. Exemplo, o versículo anterior ao da tatuagem em levítico diz:
 “Não cortareis o cabelo em redondo, nem danificareis as extremidades da barba” (Lv. 19.27)
Porque ninguém pega esse versículo e interpreta do jeito que está? Sem ver contexto nenhum... Sabe por quê? Por que eu sou cristão e não PAPAI NOEL! Eles conseguem compreender que podemos cortar o cabelo arredondado e fazer a barba, mas fazer tatuagem é errado! Como assim?  Nunca vi pastor pregar sobre isso.
Mais o nosso corpo não é templo e morada do espírito santo?
Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?” (1 Coríntios 6.19 )
E agora? Calma! Precisamos olhar bem o contexto. O que está sendo tratado neste versículo são coisas da nossa natureza sexual. Se fomos ver o versículo anterior ele diz que não posso me “deitar” com uma prostituta... O que ele quer dizer com meu corpo é santuário do espírito, ele fala de fornicação e prostituição. E tipo sexo é muito diferente que um pouco de tinta espalhada pela pele, vulgo tatuagem! :}
Enfim... O ato de se tatuar em si NÃO É PECADO!
Para vocês refletirem um pouco vou colocar algo. Colocar uma tatuagem não é pecado, já vimos. Mais qual o objetivo que eu tenho pra coloca-la?
·         Tudo o que fazemos deve glorificar a Deus. Já ouvi pessoas dizendo que querem se tatuar por que acham bonito. Será que está é uma razão suficientemente boa? (1 Co 10.31)
·         Não devemos amar nem nos associar com as coisas do mundo. Neste aspecto é preciso sondar nosso coração para perceber se não estamos querendo nos associar com certo grupo ou valor que não seja de Deus. (1 Jo 2.15)
·         Não devo trazer escândalo com minhas ações. Isso ocorre não só no meio cristão, para mutias pessoas a tatuagem transmite uma mensagem de associação com valores imorais. Será que vou causar escândalo em alguém? (Rm 14.15-16)

Esses versículos nos fazem pensar em três perguntas:
  • ·         Essa tatuagem é para glória de Deus?
  • ·         Será que eu estou amando mais o mundo do que a Deus, por isso quero fazer uma?
  • ·         Será que vai trazer algum escândalo para o meu meio cristão?


Mas, eu escrevi algo lá em cima: A tatuagem EM SI não é pecado. A tatuagem pode sim se tornar um pecado. Por exemplo:
  • ·         Será que meus pais deixam? (Efésios 6.4)
  • ·         Como é minha tatuagem? (Romanos 14.15-16)

E vários outros motivos que só você em sua comunhão com Deus sabe.

Concluindo...
Fazer uma tatuagem não é pecado. Porém, ela pode ser pecado devido á outras coisas. Como: Meus pais não deixam, minhas igreja não curte muito e posso causar um escândalo e etc. Mais devemos pensar que ao fazer uma tatuagem é praticamente impossível retira-la pois é muito caro e devemos pensar também, como vai ficar meu futuro com essa tatuagem? Tal emprego vai me aceitar? Deus o que faço? Agora sim, você vai ter a resposta certa... Antes de tudo converse com Deus e peça respostas. Até a próxima!

3 Comentários:

Às 11 de setembro de 2012 às 16:31 , Anonymous Sostenes. disse...

Massa brother, continua postando mais

 
Às 11 de setembro de 2012 às 16:34 , Anonymous Nicole Caroline disse...

Adorei o estudo. Realmente Tatuagem não é pecado, mas se for pra escandalizar o meu irmão ou a doutrina da igreja não permite, é melhor não fazê-lo. Eu particulamente não faria... 'Tudo é permitido, mas nem tudo me convém.'Icor10:23a ... Deus te abençoe

 
Às 12 de setembro de 2012 às 21:12 , Anonymous Samuel cesar disse...

Mt massa gordo! Continua aí...

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial